fbpx

Cuidado com a Coceira nos Olhos Pode ser Ceratocone

Spread the love

Como já vimos, o Ceratocone é uma doença que surge na córnea, deixando-a mais fina e curvada.

Seu principal sintoma a coceira nos olhos.

Apesar de nem todas as coceiras indicarem a presença de Ceratocone, praticamente em todos os casos de Ceratocone, existe a queixa de Coceira.

Caso prefira, assista o vídeo abaixo:

Como a coceira prejudica o Ceratocone

Que coçar os olhos faz mal, todo mundo já sabe, né! Afinal, as mãos sujas são as maiores responsáveis por levar bactérias aos olhos, que podem causar infecções ou ainda o aumento na pressão do olho.

Nos casos de pacientes com Ceratocone a situação é ainda pior.

Isto porque a doença provoca uma coceira na parte mais central do olho, fazendo com que o paciente esfregue forte e insistentemente os olhos, pressionando a córnea, prejudicando ainda mais a Ceratocone.

Daí a importância de já nos primeiros sinais, procurar um oftalmologista, que pode ajudar o paciente a eliminar ou reduzir ao máximo a ação do coçar.

Para aqueles que tem dificuldade de evitar esfregar os olhos diariamente, vai uma dica para que esta ação seja o mais suave possível.

Com as mãos limpas, massageie gentilmente o osso frontal e a pálpebra superior, ou então o cantinho nasal, contra o osso do nariz.

Acredite, desta maneira você conseguirá aliviar a coceira nos olhos, sem prejudicar sua visão ou o Ceratocone.

Como saber se tenho Ceratocone

Além da coceira, outros problemas também podem indicar a presença do Ceratocone.

São eles o Astigmatismo Irregular (aquele que aumenta muito em um curto período), e a Fotofobia (sensibilidade à luz). Estes possibilitam identificar a presença de Ceratocone nos primeiros estágios de desenvolvimento.

No entanto, para o diagnóstico completo, o oftalmologista deve levar em conta o histórico clínico do paciente, suas queixas com relação às dificuldades ou perda de visão e, o resultado de exames complementares.

Lâmpada de Fenda

O exame na Lâmpada de Fenda é um aparelho que permite analisar o olho em detalhes desde a camada externa da córnea até o nervo ótico.

Neste exame é possível confirmar o Ceratocone Avançado quando for constatada alterações de abaulamento, enrugamento ou opacidade de córnea.

No entanto, o diagnóstico precoce dos Ceratocone sub clínico ou leve, depende da tecnologia dos equipamentos de Topografia e tomografia de córnea.

Topografia e Tomografia da Córnea

Os exames de Topografia e Tomografia da córnea, são extremamente úteis, não só para confirmar o diagnóstico de Ceratocone, bem como para avaliar a sua progressão e o grau de comprometimento.

Durante o exame de Topografia o equipamento projeta halos de luzes sobre a superfície da córnea e capta estes reflexos transformando-os em imagens coloridas.

São estas imagens que possibilitam ao oftalmologista avaliar as condições da superfície corneana.

Já a Tomografia de Champfull é um moderno e indispensável instrumento, que permite imagens tridimensionais das superfícies anterior e posterior e, das diversas espessuras da córnea.

É também essencial para a detecção de Ceratocones muito precoces e na classificação dos muito avançados, não detectados na topografia.

Lembrando que o Ceratocone é uma doença progressiva, ou seja, vai piorando com o tempo, assim, quanto antes o diagnóstico, melhores serão os resultados do tratamento.

Caso você ou alguém que conheça esteja sentindo estes sintomas, por favor ligue para nós.

Aqui na Check-up dos Olhos temos profissionais capacitados para lhe atender, em um ambiente totalmente equipado e preparado para o diagnóstico do Ceratocone e de outras doenças.

Não espere mais, clique no botão do Whatssap e fale com a gente.

Nos siga também no YOUTUBE, onde você pode assistir todos os nossos vídeos sobre o Ceratocone e também outras doenças.

 

× Como posso te ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram