fbpx

Entenda O que é Ceratocone a Doença dos olhos

Spread the love

“Minha visão está piorando. Mesmo com os óculos novos eu não estou enxergando nada! Além disso, não paro de coçar os olhos!”

Se você se identificou, ou conhece alguém que já usou esta frase ou sente os mesmos sintomas que os descritos acima, fique atento, pode ser Ceratocone.

Mas não se preocupe, apesar do nome não ser muito comum, o Ceratocone é um problema que pode acometer cerca de 1% da população, ou seja, 2 milhões de brasileiros com a doença e o pior, muitos sem saber.

Segundo o Dr. Herberto Reuben, proprietário da Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo, “ muitas pessoas crescem, amadurecem e perecem sem se dar conta que tem ou que tiveram Ceratocone, seja porque ele não foi diagnosticado ou foi confundido com outras doenças oculares”.

Para que você não seja mais uma destas pessoas, que tal parar de coçar os olhos e entender um pouco mais o que é Ceratocone. Se preferir, assista o vídeo abaixo:

O que é Ceratocone

O Ceratocone é uma doença que muda a estrutura da córnea.

É uma desordem na camada do Estroma da Córnea (camada que representa 90% da espessura da córnea), que nos casos leves provoca apenas graus maiores de miopia e, principalmente de astigmatismo.

O fato dessa deformidade do Estroma e da Córnea se parecerem com um cone, deram origem ao nome: CERATO + CONE = CERATOCONE

O problema surge geralmente no fim da infância e no começo da adolescência, mas pode também se manifestar em crianças com menos de 10 anos, ou adultos com mais de 20 anos de idade.

A doença afeta os dois olhos, mas não necessariamente da mesma forma, já que pode ser assimétrica, ou seja, mais avançada em um olho, e mais leve no outro.

Além disso,  pode também se apresentar em vários graus, e em cada estágio os sintomas podem ser sentidos de maneiras diferentes.

Vamos entender um pouco mais:

– Leves – nos casos leves a pessoa percebe apenas graus maiores de miopia e principalmente de astigmatismo.

– Moderados – aqui já se percebe uma certa deformidade, o que causa graus ainda maiores, mas que podem ser compensados com óculos e lentes de contato comuns.

– Avançados – neste estágio a deformidade e o afinamento são mais intensos. Os graus de miopia e astigmatismo são ainda mais altos, com mais distorções óticas, dificilmente possíveis de compensar com óculos ou lentes de contato.

– Muito avançados – aqui a córnea perde a transparência e fica tão fina, que em alguns casos chega a se perfurar com pequenos traumas ou de forma espontânea.

Quais os sintomas do Ceratocone

 

Os sintomas do Ceratocone dependem do estágio em que ele se encontra, mas geralmente são:

– Visão embaçada e distorcida de intensidades variáveis.

– Visão dupla ou múltipla.

– Halos em torno das luzes.

– Sensibilidade exagerada à luz.

– Coceira e o coçar persistente dos olhos

Quais as causas do Ceratocone

Segundo o Dr. Herberto Reuben:

“As causas exatas do Ceratocone ainda estão sendo esclarecidas.

Atualmente sabe-se que existem os fatores de antecedentes familiares, isto é, uma fragilidade da córnea transmitida por antepassados, não necessariamente pai ou mãe, e os fatores intrínsecos da pessoa como doenças do colágeno, doenças hormonais e principalmente as alergias oculares, que predispõe o esfregar persistente dos olhos”.

Importante saber que se o Ceratocone não progrediu muito na fase jovem, na fase adulta por volta dos 40 anos, a córnea naturalmente se endurece e o Ceratocone pode se estabilizar.

Para ficar tranquilo, procure um médico, faça todos os exames necessários e não se esqueça de retornar nas consultas de rotina. Só elas podem te ajudar, não só a tratar o Ceratocone, como prevenir outras doenças.

Aqui na Checkup dos olhos temos médicos especializados e, laboratórios altamente equipados todos à sua disposição com um único objetivo: oferecer excelência em oftalmologia com alto padrão de atendimento.

Se tiver alguma dúvida ou comentário envie para nós que teremos prazer em ajudá-lo!

Acesse WHATSSAP ao lado ou clique aqui para agendar a sua consulta.

Nos acompanhe também pelo YOUTUBE e cuide da saúde dos seus olhos.

Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo
Dr. Herberto Reuben

Checkup dos Olhos, sua clínica oftalmológica em São Paulo

× Como posso te ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram