fbpx

Maio Verde Prevenção e Combate ao Glaucoma

Spread the love

É no mês de maio que os olhos se voltam para tratar da prevenção e combate ao glaucoma, um problema de visão grave, maior responsável pela cegueira irreversível em todo o mundo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma, acredita-se que só no Brasil,  sejam mais de 1 milhão de pessoas com a doença.

Mas como nosso foco é a prevenção, vamos saber mais sobre o maio verde prevenção e combate ao glaucoma.

TIPOS DE GLAUCOMA

Maio verde prevenção e tratamento do glaucoma checkup ds olhos clinica de olhos em São Paulo

O Glaucoma é uma doença ocular grave, causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico (estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro), comprometendo assim a visão.

Há vários tipos de glaucoma:

– Glaucoma de ângulo aberto (simples ou primário)

É o tipo mais comum (80% dos casos) e incide especialmente em pessoas com mais de 40 anos de idade.

Infelizmente o problema é crônico ( não tem cura), mas com tratamento adequado é possível prevenir os sintomas e até evitar a perda da visão.

O Glaucoma é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior,  impedindo que o líquido escoe do interior do olho para fora, aumentando a pressão intraocular.

– Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

Neste caso, ocorre o repentino aumento de pressão, causando abrupto bloqueio da saída de humor aquoso. É considerado mais doloroso e perigoso, já que em muitos casos é necessário agir rápido com procedimento cirúrgico emergencial e complexo, para assim liberar o canal e a pressão intraocular.

– Glaucoma secundário

O Glaucoma Secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes e catarata, mas também surge por outros fatores externos, como por exemplo traumas e uso de alguns medicamentos, como os a base de corticoides que podem interferir no escoamento do humor vítreo, causando assim a pressão ocular.

– Glaucoma congênito

Também chamado de Glaucoma Infantil, este é um tipo raro que pode tanto ser herdado, como causado pelo desenvolvimento incorreto do sistema de drenagem do olho durante a gestação. Pode ser identificado no decorrer do primeiro ano de vida do bebê e se caracteriza pelo aumento do globo ocular  e alterações na transparência da córnea.

SINTOMAS DO GLAUCOMA

Maio verde prevenção e tratamento ao glaucoma Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

No início, o glaucoma é assintomático (sem sintomas). Somente em fases mais avançadas é que ocorre a perda visual. No início compromete a visão periférica e à medida que progride vai estreitando o campo visual até transformar-se em visão tubular.

DIAGNÓSTICO DO GLAUCOMA

glaucoma Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Primeiramente é de suma importância que o paciente esteja em dia com as consultas oftalmológicas, já que o glaucoma pode ser detectado a partir de uma avaliação completa e cuidadosa dos olhos, análise do histórico médico e familiar, listagem de sintomas e da complementação de exames oftalmológicos específicos.

Além da medição da pressão intraocular, o especialista pode ainda solicitar imagens e exames do nervo óptico, campo visual, espessura da córnea, fundo do olho, canais de circulação do ângulo e outros que achar necessário.

 

GRUPO DE RISCO PARA O GLAUCOMA

 

glaucoma prevenção e tratamento Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

TRATAMENTO DO GLAUCOMA

 

Tratamento para o glaucoma Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

 

Assim que identificado, dá-se início ao tratamento clínico à base de colírios. Em casos emergenciais o oftalmologista pode ainda optar pelo uso de medicamento via oral.

No caso do glaucoma crônico, como não tem cura, é necessário o uso constante de colírios e acompanhamento oftalmológico ininterrupto.

Para os tipos de glaucoma associados a distúrbios, o uso da medicação só ocorre enquanto o paciente trata o problema principal, como por exemplo, diabetes.

É importante saber que o tratamento inadequado ou a falta de tratamento pode levar à cegueira, portanto esteja em dia com as consultas oftalmológicas, principalmente se você for maior de 35 anos de idade.

Lembre-se, a doença se desenvolve sem sintomas, então não espere que eles apareçam para procurar um médico. Faça isso o quanto antes.

E se una a causa do maio verde: Previna-se contra o glaucoma!

Clique aqui e agende já a sua avaliação.

Ckeckup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

 

 

 

× Como posso te ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram