fbpx

Ceratocone X Covid-19 – o que estas doenças têm em comum

Spread the love

Ceratocone X covid-19

ceratocone X covid 19 checkup dos Olhos Clinica oftalmologica em São Paulo

 

O mês de junho, também conhecido por Junho Violeta (Violet June), vem como alerta para a conscientização sobre o risco do ceratocone, uma doença grave, que sem os devidos cuidados pode levar à perda da visão.

Quem nos acompanha, deve ter percebido que desde o início da quarentena, temos falado sobre os cuidados com a saúde ocular.

Principalmente neste momento em que nossos olhos se desprendem do mundo lá fora e se voltam para as telinhas, causando maior cansaço visual e a coceira, grande vilã tanto para o ceratocone, quanto para a covid-19.

E para aqueles que não sabem o que é o ceratocone fique com a gente e descubra, não só o que é, como também se prevenir.

Ceratocone

ceratocone X covid-19 checkup dos olhos clínica oftalmológica em são paulo

Como explica o Dr. Herberto Reuben no artigo “Entenda o que é ceratocone a doença dos olhos”, “ muitas pessoas crescem, amadurecem e perecem sem se dar conta que tem ou que tiveram ceratocone, seja porque ele não foi diagnosticado ou porque foi confundido com outras doenças oculares”.

Explica ainda que o ceratocone é uma doença que muda a estrutura da córnea, provocando nos casos leves, altos graus de miopia e de astigmatismo, podendo levar, nos casos mais graves, a perda da visão.

Os tratamentos para o ceratocone, incluem desde uso de óculos, lentes de contato, anel corneano e outros a serem determinados pelo oftalmologista, até o transplante de córnea, indicado para os casos graves.

O nome ceratocone, foi dado por causa de sua aparência, que deixa a córnea parecendo um cone.

Ceratocone X Covid-19

ceratocone X covid 19 checkup dos olhos clínica oftalmológica em são paulo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus, trouxe um alerta sobre a necessidade de redobrar os cuidados com a higiene das mãos e não levá-las ao rosto (nariz, boca e olhos).

A coincidência (se é que podemos assim chamar) entre estas doenças, está no fato de um dos principais sintomas do ceratocone ser justamente a coceira nos olhos.

Ou seja, a mesma coceira que pode agravar a doença, pode também potencializar o risco do indivíduo ser infectado pelo coronavírus.

Os oftalmologistas, que já focavam na reeducação dos pacientes quanto a diminuição da coceira nos olhos, devem deixá-los ainda mais atentos, visto o novo risco. 

A primeira medida realmente é não coçar ou esfregar os olhos, que previne tanto do contágio da covid-19, quanto do agravamento do ceratocone.

Além disso, manter as mãos limpas e higienizadas com álcool em gel 70%, é uma medida de higiene para mantê-los longe da covid.

Os trabalhadores home office também precisam ficar atentos, já que o uso excessivo dos computadores, pode causar cansaço visual e com ele, a coceira nos olhos.

Assim, procure um oftalmologista para acertar o grau dos óculos e para uma avaliação antes que o problema se agrave.

A coceira prejudica o ceratocone

ceratocone X covid 19 checkup dos olhos clínica oftalmológica em são paulo

 

O ato de não coçar o olhos e nem levar às mãos ao rosto é o que vai garantir aos pacientes não só, minimizarem o risco de contágio da covid-19, como também, o agravamento do ceratocone.

Em nosso artigo “Cuidado com a Coceira nos Olhos, Pode ser  Ceratocone”, explicamos que a doença provoca uma coceira na parte central do olho, forçando o paciente a esfregá-los de maneira forte e insistente, pressionando a córnea, prejudicando ainda mais o ceratocone.

A boa notícia é que com o diagnóstico do ceratocone o oftalmologista tem condições de ajudar o paciente a reduzir ou mesmo eliminar este desconforto.

Para aqueles que têm dificuldade de evitar esfregar os olhos diariamente, o Dr. Herberto Reuben deixa a dica:

“Com as mãos limpas, massageie gentilmente o osso frontal e a pálpebra superior, ou então o cantinho nasal, contra o osso do nariz. Desta maneira você conseguirá aliviar a coceira nos olhos, sem prejudicar sua visão ou o ceratocone.”

Junho violeta e a prevenção do ceratocone

junho violeta conscientização sobre os riscos de ceratocone checkup dos olhos clinica oftalmológica em são paulo

Infelizmente a incidência do ceratocone vem aumentando em todo o mundo, chegando na marca de 1 caso para cada 2 mil pessoas.

Daí a importância da campanha Junho Violeta, que com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, visa orientar os pacientes a não coçarem ou esfregarem os olhos. Uma simples medida que pode salvar a visão.

Venha para a Checkup dos Olhos

tratamentos indicados para o ceratocone checkup dos olhos clinica oftalmológica em são paulo

Aqueles que coçaram os olhos durante a leitura e precisam de um oftalmologista com urgência, podem contar com a Checkup dos Olhos.

Uma clínica oftalmológica, localizada em São Paulo Capital, com fácil acesso para melhor atender a todos os pacientes que necessitem de ajuda.

A clínica segue em funcionamento durante toda a pandemia, seguindo todas as medidas de higiene e segurança.

Estamos preparados para receber aqueles que procuram consulta oftalmológica especializada e atendimento humanizado.

Assim, ao menor sinal de problema, não deixe de nos procurar. Clique aqui e agende a sua consulta!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo.

× Como posso te ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram