fbpx

Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos

Spread the love

Vivemos um momento delicado, em meio a uma pandemia provocada por um inimigo invisível, que não obstante o medo da população, vem agora dividindo as opiniões com relação a quarentena.

Independente destas questões, sabemos apenas que o inimigo é perigoso e atinge principalmente as pessoas com mais idade e com doenças pré-existentes. Por isso precisamos nos prevenir. Fique com a Checkup dos Olhos (clínica oftalmológica em São Paulo) e esteja bem informado.

O Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos?

coronavírus é transmitido pelos olhos

De acordo com um alerta da AAO (Academia Americana de Oftalmologia), o Coronavírus (COVID-19) pode sim ser transmitido pelos olhos.

O fato foi comprovado após um médico chinês ter declarado ao tablóide South China Morning Post(SCMP) que havia contraído o novo coronavírus, após visitar pacientes na cidade de Wuhan, onde a epidemia se iniciou, sem a devida proteção nos olhos.

A informação deve servir de alerta para que os cuidados com a higiene sejam redobrados, afinal, além da transmissão pelo contato com os olhos, o vírus é ainda propagado através de espirros e tosses.

Daí a importância de:

  • Sempre lavar as mãos com água e sabonete ou álcool em gel 70%.
  • Jamais colocar as mãos nos olhos ou no rosto, sem que estejam devidamente higienizadas.
  • Se possível ficar em casa e evitar aglomerações, locais fechados ou multidões.
  • Acompanhar as orientações do Ministério da Saúde, pois as informações mudam a cada semana.

Afinal o que é o Novo Coronavírus?

coronavírus é transmitido pelos olhos

 Novo Coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias, que se propaga com maior velocidade, e pode causar desde leves resfriados, até febre alta e sérios problemas respiratórios, que podem inclusive matar.

A primeira vez que o vírus apareceu foi em 1960, mas surgiu novamente com uma nova variação ainda não identificada (2019-nCoV.), e por isso chamado de Novo Coronavírus.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os primeiros casos da doença surgiram no município de Wuhan, uma área de comércio fluvial na China.

Daí as suspeitas de que o vírus possa ter vindo do mercado de frutos do mar ou ainda de outros animais.

Sintomas de coronavírus

sintomas do coronavírus

É possível que muitas pessoas já tenham pego o vírus e nem se dado conta, afinal, nem todos vão sentir a sua forma mais grave.

Por isso as autoridades alertam, que mesmo em sinais de gripe, fique em casa!

O Ministério da Saúde informa ainda que o período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que podem chegar até 12 dias, quando surgem os primeiros sintomas.

Já a transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. Lembrando que muitas pessoas podem ter o vírus sem ter sintomas, como é o caso das crianças.

Isso quer dizer que se você estiver com o Novo Coronavírus, se torna um transmissor ou seja, mesmo com sintomas leves, pode acontecer de transmitir para alguém que não tenha a mesma sorte.

Os sintomas até o momento informados são:

  • Febre alta.
  • Tosse seca
  • Coriza.
  • Dificuldade para respirar.
  • Insuficiência renal.
  • Mal estar geral que inclui dor no corpo e cansaço.

Como se proteger do Novo Coronavírus

Como se proteger do novo coronavírus

Em se tratando de um vírus, a transmissão se dá pelo contato. Quer dizer que ele se instala nas minúsculas gotículas que saem da boca ao espirrar ou tossir e caem, deixando tudo contaminado.

Ao tocar em um corrimão, apoio de ônibus ou metrô, dinheiro, maçaneta, campainha, botão do elevador, ou até nas compras do supermercado, o vírus vem para a mão, e o simples ato de esfregar os olhos, nariz ou boca, o levará para dentro do corpo.

Para proteger o contágio do coronavírus pelos olhos, é preciso primeiramente, proteger os olhos (isto para o caso de profissionais de saúde que lidam com infectados), e lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilizar álcool em gel.

A população em geral, deve sempre lavar as mãos com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70% e evitar levar às mãos aos olhos, nariz e boca.

Especialistas ainda recomendam, lavar o rosto, sempre que voltarem da rua.

Neste momento, quanto mais cuidado, melhor.

Além disso, outras medidas podem ser adotadas, como por exemplo:

  • Se manter a pelo menos 2 metros das pessoas, principalmente de doentes e/ou infectados.
  • Espirrar ou tossir no braço ou cobrir nariz e boca com um lenço que deve ser descartado e as mãos higienizadas, logo em seguida.
  • Manter salas de trabalho, a casa e todos os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Limpar lugares e objetos que são tocados com frequência, como maçanetas, chaves, carteira, celular, etc.

 Dicas de limpeza:

Como se proteger do novo coronavírus

Você pode ainda usar a mistura de 20 ml de cloro ou água sanitária em 1 litro de água, e usar para higienizar objetos, a casa ou até mesmo as compras que chegam do mercado.

Objetos mais delicados e sensíveis ao uso da água sanitária, podem ser limpos e higienizados com água e detergente ou até mesmo com álcool em gel.

Caso você ou algum conhecido apresente quaisquer um desses sintomas, não hesite em procurar ajuda médica.

Se precisarem, nós da Checkup dos Olhos estamos aqui para vocês.

Checkup dos olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já viu como é importante fazer um checkup dos olhos, venha falar com a gente.

Aqui na clínica, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico.

E o melhor: todos realizados no mesmo local e o resultado fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Acesse o WhatsApp ao lado ou clique aqui para fazer seu agendamento!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram