fbpx

Cuidados com a visão ao montar seu home office

Spread the love

Os últimos acontecimentos e o avanço da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, têm levado muitos trabalhadores a migrarem seus ambientes de trabalho para suas casas. 

Basta olhar para as redes sociais para perceber que várias pessoas que nunca trabalharam em home office, estão agora adaptando um lugarzinho para realizarem suas atividades.

Contrariando todas as medidas de segurança do trabalho, o que vemos são computadores apoiados no colo, no sofá, sobre a cama ou até mesmo no chão.

Infelizmente a pandemia não tem hora para acabar, e precisamos ao máximo evitar outros problemas, já que a prioridade dos hospitais é o atendimento dos infectados.

Portanto, o objetivo deste artigo é o de orientá-los com relação aos cuidados que precisam ter com a visão ao montar seu home office.

Vamos conferir?

Cuidados com a visão ao montar seu home office

Cuidados com a visão ao montar seu home office

Você sabia que apenas 2 horas em frente ao computador já são o suficiente para prejudicar a sua visão?

Agora imagine o dia inteiro, como é o caso da maioria dos trabalhadores.

Devemos entender que apesar de termos evoluído biologicamente, a nossa visão não foi programada para lidar com a claridade dos monitores por tanto tempo.

Ela foi desenvolvida para captar a luz refletida pelas curvas e formas dos objetos, diferentemente dos computadores, que são bidimensionais, ou seja, planos e emitem luz própria.

É por este motivo que usuários de computador piscam menos.

A questão é que diminuindo as piscadas, usa-se menos os músculos relacionados ao globo ocular, o que tende a causar dores, não só nos olhos, mas também na cabeça e no pescoço, ocasionando a chamada Síndrome do Usuário de Computador.

Outros problemas como cansaço visual, ardência, sensibilidade à luz, dores de cabeça e irritação nos olhos, são também queixas de quem passa o dia olhando para a telinha.

Para evitar estes problemas, é importante que antes de começar a trabalhar, escolha um local adequado para montar seu home office, e mantenha seu equipamento e mobiliário de acordo com algumas normas que visam aliviar estes sintomas.

Vamos ver algumas?

Posição correta do computador em home office

Cuidados com a visão ao montar seu home office posição do computador

Como vimos, a tela e a luz do computador exigem muito da visão. Por isso, o recomendado é estar a uma distância de 50 a 70 cm do equipamento, mantendo o topo do monitor na altura dos olhos.


Ilumine seu home office de forma adequada

Cuidados com a visão ao montar seu home office iluminação

Escolha locais bem iluminados para trabalhar e ajuste a tela de acordo com a sua sensibilidade à luz.

Aqueles que gostam de trabalhar noite à dentro, devem manter uma luminária ou abajur acesos.

Medidas simples como estas, ajudam a evitar futuros problemas de visão.

Faça intervalos

Cuidados com a visão ao montar seu home office faça pausas

Pesquisas recentes mostram que ao trabalhar em casa, a pessoa tende a aumentar a sua produtividade.

Acontece que mesmo em casa, é importante que se faça pelo menos uma pausa a cada 1 hora, para descansar e reajustar a visão.

Você pode ainda, direcionar o olhar para algum outro objeto durante 5 minutos, algumas vezes ao dia.

Fazendo isso vai sentir menos cansaço na visão ao final do dia.

Pisque

A luminosidade da tela do computador, faz com que os usuários pisquem até cinco vezes menos que o recomendável, deixando assim de lubrificar os olhos.

Para evitar este problema, basta piscar. O ato lubrifica os olhos, evitando as dores de cabeça, causados pelo ressecamento e outros problemas como a Síndrome do Olho Seco. Assunto inclusive comentado em outro artigo aqui no blog.

Parece simples, mas é só observar como algumas pessoas, principalmente jovens, ficam vidrados em frente ao computador. 

Não esqueça os ÓCULOS

Cuidados com a visão ao montar seu home office óculos

Lugar de óculos é na frente dos olhos! Use seus óculos corretamente e mantenha a receita em dia.

Atente-se para os sintomas como fadiga visual e dores de cabeça.

Se você é daqueles que passa um tempo além da conta na frente do computador, pode ainda investir em óculos específicos, criados justamente para proteger os olhos da luminosidade do monitor, evitando assim a vermelhidão e ressecamento.

 E atenção:

atenção: Cuidados com a visão ao montar seu home office

Em pesquisas recentes, especialistas apontaram que a fadiga ocular, ao contrário do que se imaginava, é causada, não só pelo uso do computador, mas da combinação de diversos fatores externos.

Isso quer dizer que um ambiente de trabalho adequado, tende a diminuir consideravelmente os efeitos nocivos dos monitores sobre a visão.

Ou seja, mais do que nunca, os cuidados ao montar seu home office devem ir além dos ajustes com a iluminação e a posição do monitor.

É preciso se atentar a altura da mesa e cadeira, tela suja, ar-condicionado, ventilação e claro, problemas oculares pre-existentes.

Assim meu amigos de visão, se estiverem tendo qualquer dificuldade para realizar suas tarefas em home office, não deixem de procurar um oftalmologista.

Checkup dos Olhos Clínica oftalmológica em São Paulo

Nós da Checkup dos Olhos, estamos ao lado do metrô Paraíso e continuamos de portas abertas, mesmo durante a pandemia, para continuar atendendo as emergências e todos os que precisem neste período.

A medida visa principalmente, “desafogar” os hospitais que devem priorizar o atendimento dos infectados e manter a saúde ocular dos nossos pacientes em dia.

Ou seja, se precisarem, contem conosco!

Checkup dos Olhos, sua clínica oftalmológica em São Paulo

Juntos venceremos o Coronavírus.

Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

 

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram