fbpx

CHORAR FAZ BEM – CONHEÇA A FUNÇÃO DAS LÁGRIMAS

Spread the love

Vivemos momentos intensos e a aproximação das festas e algumas comemorações, parecem mexer ainda mais com as nossas emoções. Por isso, mesmo sem conhecermos a real função das lágrimas,  não é raro presenciarmos uma ou outra correndo pelo rosto de vez em quando.

Independente do motivo que o trouxe até aqui, deve estar se perguntando se a lágrima do choro, da dor, da raiva, da  saudade é a mesma lágrima que sai dos olhos quando picamos cebola, por exemplo. Se ficou curioso, seca estes olhos e vamos juntos aprender mais esta. 

FUNÇÃO DAS LÁGRIMAS

a função das lagrimas checkup dos Olhos clinica oftalmológica em são paulo

Filme Lacrimal

Todos devem saber que as lágrimas são secreções formadas por água, sais minerais, proteínas e gordura, que servem para limpar e lubrificar os olhos.

É sabido também que são muitas as situações que podem levar o indivíduo ao choro ou a produção de lágrimas.

O que muitos não sabem é que a lágrima, ou simplesmente FILME LACRIMAL é formado por três camadas distintas, sendo:

– Oleosa – camada mais externa formada pela secreção das glândulas de Meibomio, Zeis e Moll.

– Aquosa – camada média formada pelas glândulas lacrimais.

– Mucosa – camada mais interna, formada pela secreção das células caliciformes.

Glândulas Lacrimais

As Glândulas lacrimais são pequenas estruturas em forma de amêndoa, localizadas dentro da órbita acima da extremidade lateral do olho, responsáveis pela produção das lágrimas.

É a glândula lacrimal que libera continuamente o fluido que limpa e protege a superfície do olho à medida que ele é lubrificado e umedecido.

A função das lágrimas é portanto, o transporte de oxigênio e nutrientes necessários para a córnea, além de afastar produtos residuais para longe dela, impedindo assim que a córnea se infecte. As lágrimas são responsáveis também por manter os níveis adequados de solução salina para proteger o olho e preservar a visão.

O mau funcionamento da glândula lacrimal a longo prazo, pode levar a condições crônicas de saúde ocular, como por exemplo, o olho seco, inflamação, infecção ou tumores que se desenvolvem nas glândulas.

TIPOS DE LÁGRIMAS

chorar faz bem qual a função das lágrimas Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Lágrima Basal

São as responsáveis por manter os olhos úmidos, saudáveis e livres da poeira. É formada por água, mucina, lípidos, lisozima, lactoferrina, lipocalina, lacritin, imunoglobulinas, glicose, ureia, sódio e potássio.

Algumas destas substâncias encontradas no fluido lacrimal (como a lisozima), são capazes de lutar contra infecções bacterianas, funcionando ainda como um aliado do sistema imunológico do organismo.

Lágrimas Reflexivas

Ocorre por alguma irritação no olho seja por partículas estranhas, ou pela presença de substâncias irritantes, como vapores de cebola, gás lacrimogêneo, ou spray de pimenta que podem afligir olho, incluindo a córnea, a conjuntiva, ou a mucosa nasal.

Esse tipo de lágrima também pode ser secretado como resposta a forte iluminação repentina, além de estímulos quentes ou apimentados na língua ou na boca, estando também relacionada ao vômito, à tosse e ao bocejo.

Elas servem basicamente como um agente protetor que auxilia a remover substâncias irritantes que podem entrar no olho.

Lágrimas Emocionais 

Também conhecidas como choro, este tipo de lágrima surge por ocorrência de forte  estresse emocional como raiva, sofrimento, aflição, felicidade, saudade ou a dor física.

Diferente das Lágrimas que funcionam para lubrificação ou defesa, as lágrimas emocionais apresentam uma química diferente, podendo ser observado em sua composição a prolactina, hormônio à base de proteínas, hormônio adrenocorticotrófico e encefalina leucina, que formam um analgésico natural.

Fica portanto explicado porque chorar faz bem! Através dele, não só é possível a limpeza dos olhos, como também iniciar o processo calmante, a partir da liberação destes hormônios.

Assim, se sentir que precisa, pode chorar! Vai se sentir bem melhor depois.

A Topografia das Lágrimas

Pensando na diferenciação das lágrimas,  a fotógrafa Rose-Lynn Fisher criou o projeto Topografia das Lágrimas ( The Topography of Tears), onde após ter fotografado 100 tipos de lágrimas, descobriu como elas podem se diferenciar visualmente, dependendo o motivo do choro.

Apesar de não ter fundo científico, o trabalho serve para mostrar como os sentimentos podem alterar visualmente as lágrimas. Ou seja, ela conseguiu mostrar através das imagens, o que os chorões de plantão já sabiam: que o choro de alegria em nada tem a ver com o choro de tristeza!

Gostou do artigo? Deixe um comentário para nós.

E já sabe, se tiver qualquer problema nos olhos que não seja emoção, fale com a gente. Clique aqui e agende a sua consulta. Aproveite os preços da quarentena e esteja bem quando tudo isso passar!

Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

 

 

× Como posso te ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram