fbpx

Igualdade Feminina Mulheres na Oftalmologia

Spread the love

O dia 26 de agosto foi escolhido como o dia da igualdade feminina, para lembrar as lutas das mulheres pelos direitos civis e maior representatividade política. Além disso, mostrar que apesar das conquistas já alcançadas, as profissionais têm ainda um longo caminho pela frente. Para comemorar, vamos falar um pouco mais sobre a igualdade feminina e as mulheres na oftalmologia.

Primeiras mulheres na medicina

Sobre a trajetória feminina em várias profissões, não é difícil perceber como é jovem a sua presença e justa a cobrança por igualdade.

Na medicina, por exemplo, foi somente em 1887 que surgiu a primeira médica brasileira.

Falamos da gaúcha Rita Lobato Velho Lopes, nascida em 1866. A saber, a primeira mulher brasileira a receber um diploma!

E não era para menos! A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi a primeira escola pública de nível superior do Estado a permitir o ingresso de mulheres.

Ainda assim, sua primeira turma, formada em 1918, graduou apenas duas mulheres: Delia Ferraz e Odette Nora.

Na oftalmologia, não foi diferente. Somente em 1942 em Nova York, que Patricia Era Bath, se tornou a primeira mulher a liderar um programa de pós-graduação em oftalmologia. Foi também a primeira mulher eleita para o quadro honorário do Centro Médico da UCLA.

Além de inventora, humanitarista e acadêmica, Patricia foi ainda a primeira mulher do Instituto de Olhos Jules Stein.

Conquistas das mulheres

O fato da presença da mulher na medicina ser recente, não a torna menos importante. Pelo contrário! Com pouco mais de um século atuando, elas são cada vez mais vistas nas salas de aula, consultórios, clínicas e hospitais.

A prova que o número de médicas só aumenta, são os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), que apontaram que em 2009, eram as mulheres a maioria em relação aos novos registros daquele ano.

Também foram elas em 2011, a maioria a assumir o primeiro posto entre os médicos com até 29 anos.

O crescimento e a presença feminina são notórios, no entanto, considerando que até os anos 70 a profissão era predominantemente masculina, os homens devem ainda ser a maioria por mais uma década e meia.

Falando especificamente da oftalmologia no Brasil, por aqui as mulheres somam hoje, apenas 30% do todo.

Contudo, segundo o estudo de projeção do CFM, seguindo este crescimento, até 2028 elas devem assumir a liderança no mercado.

Mulheres na oftalmologia

Olhando para este crescimento, diversas áreas vêm se mobilizando por melhorias, especializações e igualdade feminina.

Na oftalmologia não poderia ser diferente! Pensando neste movimento, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) criou a Comissão Mulher.

Inspirada nas já conceituadas Medical Women’s International Association (MWIA) e Women in Ophthalmology (WIU), a Comissão tem como objetivo, a valorização dos aspectos sociais, econômicos e profissionais da mulher no trabalho e na universidade.

Busca ainda fomentar a discussão sobre a igualdade de gênero na prática médica e, incentivar a disseminação de experiências de gestão de oftalmologistas brasileiras.

Além disso, oferece ferramentas de estímulo ao empreendedorismo na oftalmologia entre mulheres.

O Comitê estimula o surgimento de lideranças entre as oftalmologistas brasileiras e a maior participação das médicas nas Diretorias Executivas das Entidades Representativas.

Segundo a CBO, “É cada vez mais evidente a necessidade de criar mecanismos que facilitem a troca de experiências entre as mulheres médicas. Assim, aproveitamos o know-how de influentes oftalmologistas, que se destacaram por sua liderança e gestão e hoje assumiram, ou fazem parte, as diretorias dos Departamentos de Oftalmologia, Cursos Credenciados, Hospitais e Clínicas Oftalmológicas.”

Da nossa parte, desejamos às mulheres sucesso em suas carreiras e um ótimo dia da igualdade feminina à todas!

Deixe um comentário ou clique aqui para agendar uma consulta.

Fonte de pesquisa: CBO.Net

Checkup dos Olhos, sua clínica oftalmológica em são Paulo.

 

 

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram