5 Alimentos que Melhoram a Visão

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Não é possível pensarmos em cuidados com a saúde sem falarmos de prevenção. E para isto é preciso informação! Para te ajudar nesta empreitada, vamos  apresentar 5 alimentos que  melhoram a visão e de quebra contribuem para a saúde do corpo todo.

Leia, confira as dicas e pratique esta ideia.

5 alimentos que melhoram a visão

Os especialistas são unânimes em afirmar que praticamente todos os alimentos que fazem mal para a saúde do corpo, também prejudicam a visão.

Da mesma forma o contrário também é verdade, ou seja, se faz bem para a saúde, com certeza faz bem para os olhos. Isso porque alguns alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar algumas doenças oculares.

Se você está precisando melhorar a sua visão, siga a leitura e conheça alguns destes poderosos aliados.

1. Cenouras 

Acredito que em algum momento na vida, todos já ouviram dizer que a cenoura faz bem para os olhos, não é mesmo? Mas saiba que não são só elas.  Tanto as cenouras quanto outras frutas e vegetais de cor alaranjada, como o mamão e a abóbora, por exemplo, possuem vitamina A e um antioxidante natural chamado betacaroteno, que protegem a retina dos olhos e como bônus, melhoram a saúde da pele.

Por outro lado, a não ingestão destes alimentos e a deficiência de vitamina A no organismo, pode provocar entre outros problemas,  a diminuição da visão em locais com menos luz e causar a chamada cegueira noturna.

Portanto meus amigos de visão, incluam estes alimentos na sua mesa desde já!

2. Folhas verdes

Outra opção para quem quer proteger os olhos, são as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis.

Ricos em luteína e zeaxantina,  estes alimentos reduzem os danos provocados pelos radicais livres e contribuem  para diminuir o risco de degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e a temida catarata.

Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contribuem para diminuir o desconforto com relação ao brilho, melhorando a visão à distância.

Possuem também ácido fólico, mineral que estimula a produção de sangue e previne anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

3. Ovos

Igualmente rico em luteína e zeaxantina, a gema do ovo também contém zinco, que contribui para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença inclusive que pode levar à cegueira.

Mas atenção, como os ovos também são ricos em colesterol, é importante conversar com seu médico antes de decidir aumentar o consumo diário deste alimento.

4. Frutas vermelhas e cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, poderoso antioxidante que atua não só na  prevenção de doenças oculares, como também ajuda a impedir a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma, por exemplo.

Alguns exemplos para você inserir na sua dieta são morango, framboesa, amora, mirtilo, cereja e outras frutas vermelhas e roxas.

5. Peixes

Os peixes, principalmente os de água salgada como salmão, sardinha, cavala, truta e atum, são ricos em ômega-3 e ácido graxo, que contribuem para a prevenção de problemas oculares como a Síndrome do Olho Seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos.

Além disso, o ômega-3 também melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho.

Possuem ainda vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, que oferecem vários benefícios, não só para a saúde ocular, como para todo o corpo.

E você tem alguma dica para nós? Deixe o seu comentário.

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