Como não embaçar os óculos usando máscara

Compartilhe seu olhar ;0)

Como sabem, nós da Checkup dos Olhos (clínica oftalmológica em São Paulo), estamos sempre preocupados com o seu bem estar. É por isso que hoje vamos falar como não embaçar os óculos usando máscara. Gostou da ideia? Então confira abaixo.

Como não embaçar os óculos usando máscara

Sejam elas descartáveis, cirúrgicas ou mesmo as de tecido feitas em casa, o fato é que com o uso de máscaras, se espera proteger a todos, já que entre as pessoas que circulam estão os indivíduos assintomáticos, que tem o vírus sem apresentar nenhum sintoma.

No entanto, o uso diário do item, trouxe à tona um incômodo antes sentido apenas pelos profissionais da área de saúde. Pelo menos naqueles que usam óculos.

Estamos falando sobre o embaçamento das lentes dos óculos quando se está de máscara.

E para resolver fomos falar com quem entende e saber como como não embaçar os óculos usando máscara. 

Por quê os óculos embaçam?

Os óculos embaçam sempre que há uma mudança brusca de temperatura: quente para o frio, por exemplo. Isto acontece porque sempre que o ar quente encontra as lentes mais frias, ele cria uma condensação na superfície dos óculos, dando o aspecto embaçado, que atrapalha a visão.

Dicas para usar máscara sem embaçar os óculos

1- Ajuste a máscara

Como falamos, as lentes embaçam sempre que o ar quente toca nas lentes e uma maneira de evitar isso, é não permitindo que o ar saia. Portanto, mantenha sua máscara o mais justa possível do rosto. Assim não haverá espaço para o vapor subir e embaçar seus óculos.

Para quem usa as máscaras cirúrgicas, daquelas descartáveis, pode simplesmente ajustar a tira de metal dobrável no nariz.

Segundo os especialistas, deve ajustar corretamente o clip nasal, que já vem na própria máscara, a fim de evitar que a umidade que saem do nariz e da boca, embacem os óculos.

Além disso, deve manter seus óculos sempre limpos. As máscaras caseiras, de tecidos, devem ser ajustadas através dos elásticos ou laços, fazendo com que fiquem bem coladas ao rosto.

2- Cole a máscara

Outra dica para não embaçar os óculos usando máscara é colar a máscara na parte superior do nariz com um pequeno esparadrapo ou micropore. Mas cuidado, algumas pessoas têm alergia à fitas adesivas e esparadrapos, então ao menor sinal de incômodo ou coceira, tire imediatamente.

3- Use os óculos em cima da máscara

Dependendo o formado dos óculos, uma excelente maneira de não deixar o ar subir é puxar a máscara para que fique o mais alto possível no nariz e colocar os óculos por cima delas. Só tome cuidado para não subir demais e deixar o queixo de fora.

O que não fazer para embaçar os óculos quando estiver de máscara

 Agora que já sabe o que fazer, veja o que não fazer para evitar embaçar os óculos. 

Não cuspa nas lentes 

Além de prejudicar os óculos, esta é uma medida anti-higiênica.

Não puxe os óculos para frente

Para manter o ar circulando, algumas pessoas puxam os óculos para a frente, o que tende a distorcer e pode prejudicar a sua visão.

Não passe sabonete nas lentes

O uso de sabonetes nos óculos até resolve o embaçamento temporariamente,  mas a longo prazo, a composição química alcalina do sabonete (como soda cáustica e hidróxido de sódio) danifica as camadas antirreflexo da lente, deixando riscos e embaçados permanentes.

E vocês tem mais alguma dica? O que vocês fazem para não embaçar os óculos quando usam máscara? Conte para nós!

Checkup dos olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já viu como é importante se cuidar, venha falar com a gente.

Aqui na clínica, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico, todos realizados no mesmo local. E o resultado? Fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Acesse o WhatsApp ao lado ou clique aqui para fazer seu agendamento!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo

Deixe uma resposta