Presbiopia – tudo o que você precisa saber!

Compartilhe seu olhar ;0)

Você é daqueles que precisa afastar o texto para ler alguma coisa? Ou que fica forçando a vista para ver objetos ou letras menores? Em caso afirmativo, então é melhor ficar atento, pois você pode estar com presbiopia! 

Mas, o que é presbiopia? É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Veremos como esse problema ocular funciona, quais são suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos. Assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O que é presbiopia?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é a presbiopia. Nesse sentido, essa doença ocular ocorre, na maioria das vezes, com o avanço da idade. Ou seja, pessoas com mais de 40 anos já começam a apresentar seus sintomas. 

Ademais, a presbiopia também é conhecida como “vista cansada”. Entretanto, isso não significa que a visão, ou os olhos estão cansados. Esse nome é usado apenas para representar o desgaste da visão ao longo dos anos. 

Assim, podemos dizer que todas as pessoas terão presbiopia em algum momento de suas vidas. Essa condição visual é natural e, por isso, acontece com qualquer um. 

Mas não se preocupe, existem alguns tratamentos que eliminam esse problema ocular que abordaremos mais para frente no artigo. 

Sintomas da presbiopia

Agora, como identificar a presbiopia? É sobre isso que falaremos nesta seção do artigo. Afinal, quais são os sintomas mais comuns da presbiopia? 

O mais evidente dos sintomas é a dificuldade para enxergar e focar em objetos ou letras menores. Por isso, quando se tem presbiopia é comum afastar objetos para conseguir vê-los melhor. 

Além disso, pessoas com esse problema também podem apresentar visão turva em condições normais e dores de cabeça ao forçar a vista.

Ainda mais, em alguns casos, pode-se sentir a necessidade de mais luz para enxergar algo de perto ou, até mesmo, um desconforto e ardor nos olhos. 

Causas da presbiopia

Antes de falarmos sobre o diagnóstico e o tratamento desse problema de visão, precisamos entender suas causas. 

Nesse sentido, como já mencionamos anteriormente, a presbiopia acontece por conta do avanço da idade. Com isso, acredita-se que o cristalino, considerado a lente dos nossos olhos, começa a perder elasticidade. Dessa maneira, começamos a perder a nitidez na visão. 

Vale ressaltar que esse é um processo natural. Ou seja, conforme vamos envelhecendo, o cristalino vai perdendo elasticidade. Consequentemente, os olhos perdem forças e não possuem mais a capacidade de focar como anteriormente. 

Como é feito o diagnóstico?

Para que uma doença seja tratada corretamente, ela precisa ser diagnosticada. Por isso, antes de recorrer a tratamentos contra a presbiopia é importante identificá-la.

Assim, ao perceber algum ou alguns dos sintomas mencionados anteriormente, marque uma consulta no oftalmologista. A partir de então, você realizará exames que comprovarão se você tem ou não presbiopia, de fato. 

Muitas pessoas negligenciam fazer consultas apenas para checar a saúde dos olhos. Mas, isso é muito importante. É por meio dessas prevenções que pode-se tratar doenças oculares, como a presbiopia com antecedência. Logo, o tratamento será mais eficaz!

Tratamentos contra a presbiopia

Finalmente, chegamos aos tratamentos contra a presbiopia. Se você estava preocupado sobre como controlar essa doença, agora é a hora! 

Atualmente, esse problema ocular pode ser tratado de 3 maneiras distintas. 

As duas primeiras são as mais comuns: uso de óculos ou de lentes. Nesse sentido, você pode optar por usar óculos específicos que o fará esquecer os incômodos dessa doença.

Ou, caso óculos não seja sua “praia”, também existem lentes específicas para corrigir esse problema. Além disso, vale destacar que a presbiopia pode ocorrer em conjunto com outras doenças, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Nesse caso, também é possível usar óculos e lentes normalmente. Por exemplo, existem as lentes bifocais ou óculos progressivos, que atuam tanto na correção de problemas de visão para perto e quanto para longe. 

Por fim, também é possível fazer cirurgia. O procedimento, conhecido como cirurgia refrativa, é rápido e preciso, feito de acordo com suas necessidades. Ademais, é importante saber que esse tratamento pode ser usado para corrigir outros problemas de visão para perto e para longe também!

Conclusão

Assim, chegamos ao fim deste artigo! Nele, vimos o que é a presbiopia, como ela se comporta e como tratá-la. Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos que já tem mais de 40 anos! Com isso, você ajudará na saúde da visão deles. 

Mas, a presbiopia não é o único problema de visão neste mundo. Por isso, fizemos um artigo muito especial com os 6 principais problemas de visão que você precisa conhecer! Quer saber mais? Então clique nesse link.

Deixe uma resposta