Blog

Conheça os 6 principais problemas de visão e saiba como se prevenir

De olho no futuro, a Checkup dos Olhos, clínica oftalmológica em São Paulo, criou o Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™, que com a ajuda de novos e modernos equipamentos, visa oferecer aos seus pacientes maior comodidade e exames muito mais completos, para facilitar o diagnóstico e controle de várias doenças. Ficou interessado e quer saber como funciona? Leia o artigo, conheça os 6 principais problemas de visão e saiba como se prevenir.

Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das
doenças oculares™

Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™, é como o próprio nome diz, um checkup ocular completo, que oferece por meio de um valor prefixado, acessível e facilitado, assistência oftalmológica especializada durante um ano, com direito a profissionais de alto nível e às tecnologias oftalmológicas mais avançadas. Nesse período, a critério médico, podem ser realizados e repetidos dezenas dos
mais de 120 exames disponíveis na clínica; tantas vezes quantas forem necessárias para o diagnóstico e o controle do caso do paciente; e podem ser realizadas até 4 consultas presenciais.

Quem pode contratar o Checkup dos Olhos Foco na Prevenção:

  • Pessoas a partir de 13 anos, mesmo sem sintomas, mas que podem ter algum problema ocular ainda oculto.
  • Pacientes com sintomas oculares ou qualquer histórico de doença
    oftalmológica.
  • Pessoas com antecedentes familiares de ceratocone, glaucoma, doenças da retina ou cegueira, dentre outros.

Vale ressaltar que essa avançada avaliação, só é possível graças a competência técnica dos experientes oftalmologistas da clínica, especialistas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e, um dos mais modernos parques tecnológicos da América do Sul.

Para mostrar como a avaliação funciona, vamos falar dos problemas de visão mais recorrentes, citando alguns dos exames indicados e como eles podem ajudar.

1- Miopia

California Reprodução ww.optos.com

Você sabia que os altos graus de miopia podem causar uma fragilidade na retina periférica podendo levar ao seu descolamento espontâneo?
Para evitar este problema, o Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™, avalia, além do usual mapeamento de retina, a Retinografia Especial de Grande Angular 200º,
executada com a ajuda do equipamento California da empresa britânica Optos, um dos mais modernos e líderes na categoria de Ultra Wide Field Retinal Imaging.
Com este exame, o Oftalmologista tem condições de constatar até as mais
silenciosas lesões na retina periférica que predispõe ao descolamento
espontâneo, podendo assim agir a tempo, evitando a necessidade de cirurgia do paciente.

2- Astenopia Digital

Corneal Analyzer OPDscan III Reprodução www.nidek.com

As pessoas que passam muito tempo diante da tela do computador ou dos
smartphones e, sentem ardor nos olhos, cansaço visual e leve dor de cabeça, podem estar com Astenopia Digital.
Para diagnosticar o problema, além do convencional exame de grau, com o Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™, o paciente tem acesso a vários exames, entre eles a Aberrometria de Frente de Ondas, executado através do equipamento Corneal Analyzer OPDscan III, produzido pela empresa japonesa Nidek.

3- Catarata

Optical Biometer AL-Scan Reprodução www.optcal.com

catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do
cristalino, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Apesar de grave, O problema é corrigido através de cirurgia.
Com o Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças
oculares™
,
 além da convencional consulta de pré-operatório, com a ajuda do Optical Biometer AL-Scan, um moderno equipamento produzido pela empresa japonesa Nidek, o paciente é submetido à uma bateria de mais de vinte exames oculares para descartar demais problemas na visão, além de orientar o oftalmologista quais as melhores técnicas cirúrgicas e opções de Lentes Intraoculares mais adequadas. Tudo isso para satisfazer as necessidades visuais de cada paciente.

Como exemplo, com a ajuda deste equipamento é possível realizar o exame de Biometria por Interferometria Óptica, para Cálculo da Lente Intraocular a ser implantada na cirurgia, que sendo mais preciso do que o método de Biometria ultrassônica, possibilita uma melhor segurança no resultado da cirurgia.

4- Ceratocone e outras doenças da córnea

Como sabem, o ceratocone é uma doença que muda a estrutura da córnea, provocando nos casos leves e moderados, altos graus de miopia e astigmatismo, mas que em casos graves, pode levar a perda total da visão.
Com o Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças
oculares™
, o paciente, além do usual exame de Topografia de Córnea, tem
também, acesso a outros exames oculares, incluindo a Tomografia de Córnea pelo método Scheimpflug, executada no Pentacam Oculyzer da empresa alemã Oculus. Com este equipamento, o Oftalmologista pode constatar a progressão do ceratocone, bem como outros problemas de visão e, indicar o melhor procedimento a ser adotado.

5- Glaucoma

Glaucoma é caracterizado pela alteração do nervo óptico, que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente a perda de campo visual.
Como a lesão pode ser causada pelo aumento da pressão ocular ou uma
alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico, é imprescindível que se faça um acompanhamento oftalmológico anual.
Assim, além da Retinografia e Exame de Campo Visual, com o Checkup dos
Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™
, o paciente pode realizar todos os exames necessários para um melhor controle do Glaucoma, como por exemplo, a Tomografia de Coerência Óptica do Nervo Óptico, realizada em um dos mais modernos equipamentos da categoria de Sweep Source OCT, o DRI-OCT Triton Plus, da empresa japonesa Topcon.
Com ele, o Oftalmologista pode detectar um glaucoma em sua fase inicial,
avaliando a camada de fibras nervosas que acusa a doença antes mesmo que ela apareça no exame de campo visual. Isso ocorre porque geralmente para se evidenciar alteração no campo visual se perde, em média, 40% das fibras nervosas. Além disso, com a ajuda do equipamento é possível diagnosticar e tratar o Glaucoma de Pressão Normal (GPN), aquele que em a pressão intraocular não é alterada.

6- Degeneração Macular Relacionada à Idade e demais doenças da mácula

Retinógrafo Multimodal Triton Plus reprodução topcon-medical.eu

degeneração macular afeta a mácula, parte da retina responsável pela visão nítida e detalhada necessária para leitura ou condução. Ocorre à medida que envelhecemos, quando o tecido do olho responsável pela visão central lentamente começa a se deteriorar, afetando a visão do paciente. Mas, graças ao Checkup dos Olhos – foco na prevenção e controle das doenças oculares™ e, o mais novo aparelho OCT e Retinógrafo Multimodal Triton Plus, da Empresa Topcon, é possível realizar diversos exames, como por exemplo, OCT da retina/mácula/vítreo/coróide , em 11 diferentes modalidades ou ainda OCT do nervo óptico, em 3 diferentes modalidades. Com estes exames é possível se prevenir de vários problemas de visão, como a DMRI, o Edema Macular Diabédico e diversas outras doenças da mácula.

Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Como viram, para cada problema visual, a Checkup dos Olhos tem a solução e o melhor: por meio de um valor prefixado, acessível e facilitado.
Assim, seja qual for o seu problema de visão, ligue e agende já a sua avaliação.

Conteúdos recentes:

Entre em contato conosco!