Blog

Doenças Oculares atingem mais mulheres que homens

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a CHECKUP DOS OLHOS, clínica oftalmológica em São Paulo, deixa o alerta sobre a importância das mulheres se prevenirem. Isto porque segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças oculares atingem mais mulheres que homens.

Prova disso é que a cada três pessoas cegas no mundo, duas são mulheres, o que poderia ser reversível caso houvesse a prevenção.

Por quê as doenças oculares atingem mais mulheres que homens?

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destaca que dentre os principais problemas oculares encontrados nas mulheres estão:

Apesar de alguns destes problemas também serem comuns em homens, é nas mulheres a sua maior frequência, e isto ocorre basicamente por dois motivos:

Primeiro, porque em média, as mulheres vivem mais que os homens.

Segundo, por causa das mudanças hormonais que ocorrem no organismo das mulheres ao longo de suas vidas, trazendo transformações para o seu corpo, como por exemplo a gravidez e a menopausa, onde há o risco de se desenvolver uma doença ocular.

Doenças oculares relacionadas à gravidez

Várias são as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez, inclusive na visão.

É comum neste período a mulher perceber a visão embaçada e o olho seco, condições que tendem a desaparecer após o nascimento do bebê.

No entanto é importante que a mulher esteja atenta às modificações do seu corpo e sempre informá-las ao seu médico.

Doenças oculares relacionadas à menopausa

Como na gravidez, a menopausa surge trazendo várias mudanças e incômodos para o corpo, inclusive para os olhos.

É comum nesta fase a mulher perceber a síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos.

É aqui também que devem dobrar à atenção para o aparecimento da catarata, que surge por uma alteração nas células do cristalino a lente natural do olho formada por camadas. Uma destas camadas tem receptores do estrogênio (hormônio feminino) e ao receberem esse hormônio as células oculares inibem a produção da proteína que causa a doença.

Importante saber que no estágio inicial, a doença pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a princípio a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas.
Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna e um certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis.

Mas conforme avança, a catarata deixa a visão progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades cotidianas, como a leitura ou assistir televisão, por exemplo.

Lembrando ainda que muitas doenças são silenciosas, por isso a melhor arma contra elas é a prevenção!

Portanto mulheres fica aqui o nosso alerta: cuidem-se! Desejamos a todas  um excelente dia!

Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já viu como é importante se cuidar, venha falar com a gente.

Aqui na Checkup dos Olhos, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico.

E o melhor: todos realizados no mesmo local e o resultado fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Quer saber mais? Acesse o whatssapp ou clique aqui e fale com a gente.

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo

Conteúdos recentes:

Entre em contato conosco!