Blog

Chocolate: um aliado da boa visão

Apesar da restrição social que vivemos por conta da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, não dá para ignorar a época que estamos e o cheirinho de chocolate no ar. A boa notícia é que, além de fazer bem para a alma, o chocolate é também um aliado da boa visão.

Isto porque ele  protege principalmente pessoas da terceira idade de algumas doenças graves, como a catarataDMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) e diabetes, por exemplo.

Mas atenção: os benefícios do chocolate só são encontrados no tipo amargo (60% de cacau)  e em quantidades reduzidas – cerca de 70 gramas/dia, o que equivale a quatro quadradinhos. Portanto, comam com moderação!

Benefícios do cacau

Rico em polifenóis que mantêm a flexibilidade das artérias e melhoram toda a circulação, inclusive da retina, o alimento ajuda a diminuir o risco de DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idadee das doenças cardiovasculares.

Além disso, o cacau também é rico em flavonoides. Um potente antioxidante que combate a formação de radicais livres e adia a formação da catarata e opacificação do cristalino.

Esta última, apesar de ser tratável, é responsável por quase metade dos casos de cegueira no Brasil.

Foi comprovado também que o consumo de uma barra de chocolate amargo por dia, diminui em quase 30% a resistência à insulina desenvolvida pelas células dos portadores de diabetes do tipo 2.

Isso significa que o alimento também evita a retinopatia diabética em pessoas que já convivem com o diabetes tipo 2 há mais de 10 anos.

Fala se isso é ou não é uma notícia maravilhosa.

Agora que já sabe de todos os benefícios desta delícia, aproveitem a Páscoa. Mas não se esqueçam: com moderação.

E lembrem-se, caso precisem, estamos de portas abertas para atendê-los!

Se tiverem alguma dúvida ou pergunta, deixem um comentário ou clique aqui para falar com a gente e agendar uma consulta.

Checkup dos Olhos, sua clínica oftalmológica em são Paulo.

Conteúdos recentes:

Entre em contato conosco!