Blog

Decifrando o olhar: Entenda como os olhos reagem às emoções

Como os olhos reagem às emoções

“Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.”

Tom Jobin já usava os sinais físicos do corpo (ou dos olhos) para descrever seus sentimentos. Mas será que é possível decifrar os mistérios de alguém, apenas pelo olhar? 

Tema central da vida de muitos pesquisadores e também dos poetas, vamos aproveitar que estamos na semana dos namorados, ou seja a época mais romântica do ano e falar sobre o olhar.

Afinal, com o isolamento social vamos viver um dia dos namorados diferente este ano e todos os artifícios devem ser usados para conquistar ou apenas para ver bem de pertinho quem você gosta …

Entenda como os olhos reagem às emoções

 “Os seus olhos são espelho d’água”

Os estudiosos e especialistas em comunicação ensinam que não só a comunicação verbal é importante, mas também a não verbal.

Falam sobre os sinais involuntários que o corpo dá ou deixa escapar, em uma determinada situação. E por sinais, entendam “olhos”.

Se observar atentamente a movimentação dos olhos, sua umidade ou a dilatação das pupilas de uma pessoa, é bem provável saber se ela está feliz, triste, com medo ou vergonha, entre outras coisas.

Fica portanto comprovada aquela frase que diz que os olhos são o caminho para a alma, e podemos ainda acrescentar que são o caminho para a mente…

“Olhos nos olhos, quero ver o que você diz…’

Falando mais especificamente sobre as pupilas, saibam que basta observá-las com atenção para entender como as pessoas estão se sentindo em relação a alguém ou a um objeto.

Foi por volta de 1960, que os psicólogos estudaram o modo como nossas pupilas se dilatam quando estamos mais estimulados, seja por interesse intelectual, emocional, estético ou mesmo sexual

Mas antes deles, já se  observava em vários momentos da história, registros que as mulheres usavam um extrato vegetal chamado “beladona” para dilatar suas pupilas e assim parecerem mais atraentes.

Ou seja, fica claro que não somente em ambientes de pouca luz as pupilas se dilatam, mas também quando se está diante de alguém ou algum objeto que o atraia.

Interessante saber que o contrário também pode acontecer. Quer dizer que as pupilas tendem a se retrair quando está próximo de algo ou alguém que rejeita, ou que lhe provoque medo.

De maneira geral as pupilas contraídas demonstram hostilidade ou mau humor.

“Eu não sei parar de te olhar…”

Além das pupilas, o movimento dos olhos, também involuntários, também tem muito a dizer sobre a pessoa num dado momento.

Já deve ter notado por exemplo, como o olhar fixo para dentro dos olhos é capaz de prender a atenção, a ponto de fazer desaparecer o ambiente ao redor.

Especialistas comprovaram, através de pesquisas, que o olhar penetrante tem o poder de “roubar” a pessoa ou deixá-la desconfortável.

Pensando nisso, um outro estudo realizado recentemente em um museu de ciências, psicólogos estabeleceram que a duração ideal do contato visual  sem constranger os envolvidos, deve ser em média de 3 segundos e nunca ultrapassar 9 segundos.

Mas nem só de olhares profundos vive a humanidade. É comum que em meio a conversas, os olhares se desviem. Se isso acontecer, não se desespere.

Veja abaixo alguns dos motivos possíveis que levam as pessoas a desviarem o olhar, mas lembre-se que uma análise completa só é possível se levar em conta outros aspectos como o ambiente, as companhias ou mesmo o assunto tratado.

Vamos ver:

– Mover os olhos para cima e se inclinar para a direita pode significar que a pessoa está tentando acionar sua memória, tentando se lembrar de situações ou fatos do passado. 

– Movimentar os olhos para cima e para esquerda servem para ativar as funções relacionadas à criatividade. 

– Alinhar os olhos para baixo indica introspecção, timidez. 

– Olhar para esquerda, indica que está analisando uma situação ou uma mensagem.

– Olhar para a direita pode indicar que está realizando um processo de memória relacionado com as sensações físicas.

“Olhos fechados pra te encontrar…”

O principal é saber que quando se olha outra pessoa profundamente nos olhos, não são apenas as pupilas que estão enviando uma mensagem.

Outra recente pesquisa comprovou que podemos ler emoções complexas através dos músculos dos olhos. Quer dizer que o ato de abrir e fechar os olhos também têm muito a dizer. Por exemplo, se está com nojo, a tendência é estreitar os olhos. Este gesto também pode indicar um certo desgosto.

Agora que você já sabe como os olhos reagem às emoções, entende porque dizem que eles são a parte do cérebro exposta para o mundo, não é mesmo?

Eles realmente podem nos dizer muito sobre uma pessoa.  

Aproveite essas dicas para agradar seu amor este final de semana e tenha um feliz dia dos namorados!

E não se esqueça, se precisarem podem contar com a gente. Clique aqui e agende a sua consulta. 

Checkup dos olhos, sua clínica oftalmológica em São Paulo

Conteúdos recentes:

Entre em contato conosco!