Blog

Hepatite e as doenças oculares

O mês de julho é também conhecido como mês amarelo justamente por ter sido escolhido para a conscientização e combate a hepatite C. Para nos informar sobre o problema, vamos hoje saber um pouco mais sobre a Hepatite e as doenças oculares a ela relacionadas.

Julho Amarelo e a Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus , pelo uso de alguns medicamentos, pelo consumo de álcool e outras drogas, ou ainda por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Apesar de nem sempre apresentar sintomas, é possível observar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras e pele e olhos amarelados

“julho amarelo” surgiu justamente para conscientizar as pessoas sobre as inflamações causadas por vírus e que são classificados pelas letras do alfabeto A, B, C, D (Delta) e E, afinal, cerca de 2 a 3% da população mundial é portadora do vírus de hepatite C.

Infelizmente o compartilhamento de seringas em usuários de drogas intravenosas ainda é o principal mecanismo de transmissão, seguido pela exposição ocupacional e a transmissão sexual.

Formas de contágio da hepatite

A transmissão das hepatites virais pode ocorrer de várias formas, sendo:

– Pelo contágio fecal-oral (devido a ausência de saneamento básico e higiene em determinados locais).

– Através da relação sexual sem proteção.

– Pelo contato com sangue contaminado, principalmente através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes.

– De mãe para filho durante a gravidez (transmissão vertical).

– Por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Atualmente, graças a um maior controle e a melhora das tecnologias de triagem de doadores, além dos sistemas de controle de qualidade mais eficientes, o contágio via transfusão de sangue é considerado raro.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C e com menor frequência, o vírus da hepatite D, sendo este mais comum na região Norte do país.

Como a falta de conhecimento ainda é o maior desafio para a descoberta e o tratamento da doença, que aliás é tratada pelo SUS – Sistema Único de Saúde, se torna tão importante a divulgação para que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente, em qualquer posto de saúde, para se necessário, começarem imediatamente o tratamento.

Hepatite e as doenças oculares

A primeira alteração que a hepatite provoca nos olhos é com relação à cor: os olhos ficam amarelados, indicando alterações no fígado.

Além disso, estudos apontam alta frequência de síndrome do olho seco e manifestações como ceratite, esclerite e retinopatias.

Outros estudos detectaram ainda doença de superfície ocular em pelo menos um dos olhos em 88% dos pacientes infectados, que apresentaram alterações na coloração e, no teste de tempo de ruptura do filme lacrimal (BUT), além da alteração da sensibilidade corneana.

Foi também detectada a presença de ulceração corneana periférica (úlcera de Mooren), sugerindo a relação entre estas duas doenças.

Conclusão

Quanto mais estudos sobre a relação entre a hepatite e outras doenças, maior o conhecimento de suas manifestações nos olhos e com isso, maior a possibilidade de detectar e tratar a infecção.

Aproveite o mês de julho e faça os exames necessários.

Checkup dos olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já viu como é importante fazer um check-up dos olhos, venha falar com a gente.

Aqui na clínica, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico.

E o melhor: todos realizados no mesmo local e o resultado fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Acesse o WhatsApp ao lado ou clique aqui para fazer seu agendamento!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo.

Conteúdos recentes:

Entre em contato conosco!